Uma reunião virtual promovida pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina e a Federação das Indústrias de SC, nesta quarta-feira, 09 de outubro, foi de extrema relevância para que a FEHOESC conhecesse em detalhes o Programa Inclusão da FIESC, implantado há mais de 20 anos, com objetivo de facilitar o contato entre empresas e pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A sugestão para que a FEHOESC conhecesse a experiência da FIESC, foi da superintendência Regional do Trabalho e Emprego de SC.

O diretor executivo da FEHOESC, Braz Vieira, destacou as principais dificuldade que a rede hospitalar vem enfrentando para o preenchimento das vagas, como a impossibilidade do exercício das atividades hospitalares devido às limitações existentes em determinadas deficiências, inclusive em atividades desempenhadas em ambientes insalubres. “Reconhecemos a importância de cumprimento da lei, por isso a expertise da FIESC poderá nos guiar para que possamos inserir esses profissionais no ambiente hospitalar”.

Também participou da reunião o diretor excutivo do Instituto Santé, Jeferson Gomes, que informou que o programa Educa Santé, já oferta um curso de qualificação e capacitação para pessoas com deficiência em ambiente hospitalar, mais voltado para a área administrativa.

A representante da FIESC, Sheila Kurtz, que lidera o Programa Inclusão, disse que a FIESC atua por meio do SESI e do SENAI para qualificar os profissionias com deficiência. O Portal de Inclusão da FIESC é o principal responsável pela colocação das pessoas com deficiência, no mercado de trabalho. O portal é gratuito, e está à disposição para que as pessoas possam se cadastrar para vagas disponíveis. Há informações também sobre eventos, serviços e oportunidade de trabalho. (www.portalinclusao.sesisc.org.br). “Mais do que cumprir a lei, precisamos pensar nas pessoas e concientizar a sociedade”, destaca Sheila Kurtz. A Fiesc colocou o portal à disposição da FEHOESC com intuito de facilitar a busca por pessoas com deficiência que possam atuar em ambientes hospitalares.

O assessor Jurídico da FEHOESC, Rodrigo de Linhares e a assistente Jurídico, Francieli dos Santos, também participaram da reunião.

O tema também fará parte da programação do 44º Encontro Catarinense de Hospitais que acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro na Arena Opus em São José.