Representantes da FEHOESC reuniram-se recentemente com a superintendente de Serviços Especializados e Regulação (SUR) da Secretaria de Estado da Saúde, Claudia Ribeiro de Araújo Gonsalves, e estabeleceram um cronograma de encontros privados entre hospitais e a equipe técnica da SUR. O objetivo é solucionar os principais desafios relacionados ao cumprimento de metas nas cirurgias eletivas.
Na terça-feira, 29 de outubro, os hospitais de Capinzal e Anita Garibaldi participaram da primeira rodada de reuniões, seguida pelo encontro com representantes dos hospitais de Angelina e Urubici, realizado virtualmente no dia 30 de outubro. Com o suporte completo da equipe da SUR, essas reuniões têm permitido que os hospitais revisem protocolos e abordem dificuldades específicas em relação às cirurgias eletivas.
O diretor executivo da FEHOESC, Braz Vieira, destaca que “a colaboração entre a FEHOESC e a SES, por meio da superintendência de Regulação, está viabilizando alternativas para ampliar os atendimentos de cirurgias eletivas, garantindo um serviço mais ágil e de qualidade para a população”. Entre os principais problemas destacados estão a ausência de pacientes nas datas agendadas para as cirurgias e relatos de instabilidade no sistema SISREG, responsável pela gestão das listas de espera do SUS.
A FEHOESC reforça a importância da participação do diretor técnico e do responsável pelo agendamento das consultas em cada hospital, para assegurar o sucesso das ações propostas.