O diretor executivo da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de SC, Braz Vieira, representou a entidade durante reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde dos Catarinenses no plenarinho da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, 31 de outubro.

A FEHOESC participa da Frente desde sua instalação no ano de 2012. A iniciativa foi do deputado estadual José Milton Scheffer, que segue à frente dos trabalhos.

Na reunião desta terça-feira, o destaque ficou por conta da análise da dotação orçamentária encaminhada pelo governo do estado para 2024, em tramitação na Alesc. A LDO traz uma redução dos recursos para a saúde, de 6,3 por cento.

O corte preocupa o setor, “a proposta é insuficiente”, segundo deputado Milton Scheffer, o que trará impactos na produção de cirurgias eletivas e também no cumprimento da Política Hospitalar Catarinense.

Para o diretor executivo, Braz Vieira, a redução dos recursos foi recebida com muita surpresa por parte do segmento hospitalar. “Com essa realidade será difícil manter os profissionais e as estruturas atuais, o estado perderá qualidade na prestação de atendimento aos catarinenses, hoje somos referência para o país”, afirma.

O diretor executivo, Braz Vieira, acredita que a Frente Parlamentar poderá atuar para que o orçamento seja adequado e recomposto.

O secretário adjunto da secretaria de Estado da Saúde, Diogo Silva, afirmou que “caso seja identificado a necessidade de ajustes, chegaremos a um denominador comum”. Silva, disse que secretaria de Estado da Saúde se coloca à disposição para detalhar a proposta orçamentária.