Saúde SC: mais de 8 mil profissionais foram capacitados na urgência e emergência num espaço de quatro anos

 16/02/2022
Um dos serviços primordiais do Sistema Público de Saúde, o atendimento primário, recebeu 68 capacitações de 2018 até 2021 pelo Governo de Santa Catarina. Os profissionais e servidores que atuam nas urgências e emergências das mais variadas regiões tiveram acesso a treinamentos em OVACE, RCP e Saúde Mental pela Secretaria da Saúde de Santa Catarina, por meio da Gerência de Educação em Urgências (GEU). ?Acho que nossos processos de trabalhos sempre deixaram muito claro: investiríamos em capacitação e qualificação. O nosso time de servidores é um dos melhores do Brasil e é objetivo do Estado continuar celebrando isso, com atualizações e reciclagens, simulados, aulas práticas e teóricas?, destacou o secretário da Saúde, André Motta Ribeiro. ?Observamos também novas realidades, nos últimos anos, com a pandemia, e tivemos que nos adaptar. Desafios apareceram e fizemos mais de vinte vídeo-aulas para servidores, além de lives semanais para a emergência e urgência. Foi um resultado colhido por uma gestão preocupada em treinamento e capacitação permanente?, finalizou. 68 capacitações e 8.081 profissionais A parir de 2019, o número de capacitações aumentou consideravelmente, assim como o de servidores qualificados. Em 2019, 2.835 profissionais participaram das capacitações; 2020 foram 2.935; enquanto, em 2021, foram 2.068. Um comparativo de 2018 com 2021 evidencia bem o aumento de capacitações e participantes: ao passo em que o Estado conseguiu chegar até 243 profissionais em 2018, o ano de 2021 foi para mais de 2 mil. GEU A Gerência de Educação em Urgências (GEU) foi criada para promover programas de formação e educação permanente no âmbito institucional. Ela passou a ser designada Gerência neste ano, após ser o Núcleo de Educação em Urgências (NEU) até o final de 2021. Praticando a ótica da educação continuada, a GEU descreve seus pontos de atuação orientados por: a) a junção do trabalho e as práticas de formação e desenvolvimento profissional; b) aprendizagem significativa com a possibilidade de transformar as práticas profissionais; c) uma construção a partir dos problemas enfrentados na realidade; d) considerando no processo o conhecimento e as experiências que o profissional já possui; e) um olhar ao perfil demográfico e epidemiológico regional, assim como compreender necessidades e especificidades de cada região. ?A educação é a base de tudo e a ótica de aprendizado continuado é um fenômeno que impacta diretamente a vontade, a readequação e as necessidades de profissionais que trabalham na linha de frente. Nossa educação permanente é uma referência?, reforçou o Superintendente de Urgência e Emergência, Diogo Bahia Losso. Videoaulas e instruções para os profissionais da Saúde também estão disponíveis no site https://www.coronavirus.sc.gov.br/. SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

FEHOESC

A voz ativa do setor de saúde em Santa Catarina

MISSÃO

Representar e fortalecer os hospitais e estabelecimentos de serviços de saúde de Santa Catarina, promovendo desenvolvimento institucional, qualificação, inovação e defesa dos interesses do setor, contribuindo para uma saúde mais eficiente, sustentável e humanizada.

VISÃO

Ser referência na representação sindical patronal da saúde, reconhecida pela excelência institucional, atuação estratégica e contribuição para o fortalecimento do sistema de saúde em Santa Catarina.

 

Giovani Nascimento
Atual Presidente

Nossos Canais de Contato

Redes Sociais